Compartilhe!

formulario mailchimp

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Redação narrativa

Redação narrativa

O que é uma narração?

A narração é um conto fictício (estória de crianças) ou real (matérias de telejornais ou documentos profissionais) que contem um fato ou acontecimento em determinado lugar e tempo, envolvendo pessoas, causas e conseqüências.

Desde crianças; as pessoas ouvem historias fictícias de animais, donzelas, cavaleiros, castelos e épocas.  É a mais comum das narrações e a primeira das narrações que conhecemos na Pré-escolar.

A segunda forma de narração é a que aprendemos e compreendemos no estágio mais avançado da escola e vestibular em que envolve temas da nossa sociedade que acompanhamos nos noticiários na mídia em geral: crise política e econômica, atentados terroristas, gripe H1N1.


O que é o Narrador?

O narrador é a pessoa que narra a historia sendo o narrador em primeira ou terceira pessoa. Confira cada um

O narrador em primeira pessoa: É o narrador que conta e faz parte da historia. O texto produzido pelo narrador em primeira pessoa é carregado de sentimentos e emoções, alem disso, é um tipo de texto difícil de entender já que a opinião do narrador esta presente em quase todo o texto.

O narrador em primeira pessoa obrigar o leitor a compartilhar das satisfações e insatisfações, opiniões e emoções das idéias do narrador. E por isso, o texto perde sentindo na historia para focar nas opiniões subjetivas do narrador em primeira pessoa.

O narrador em terceira pessoa: é o tipo de narração mais narrada em matérias de jornais e telejornais, assuntos escolares, vestibular e concursos. Por que, o conteúdo textual não tem sentimentos, emoções e opiniões de quem narra. O texto é totalmente imparcial e baseado nos fatos verídicos e inalteráveis.

Esse tipo de narrador facilitar o entendimento do leitor com informações relevantes e exclusões de qualquer tipo de subjetividade.

O que é um texto narrativo?

O texto narrativo é uma modalidade de escrita em que descreve acontecimentos e fatos do nosso dia-dia com começo, meio e fim.

Esse começo, meio e fim se baseia na seguinte estrutura narrativa:

Introdução: quando aconteceu? Onde aconteceu? Com quem aconteceu?
Desenvolvimento: como aconteceu?  Por que aconteceu?
Conclusão: quais são as conseqüências?

Quais são os Elementos da narrativa?

Fato: o que se vai narrar
Tempo: quando o fato ocorreu
Lugar: onde o fato se deu
Personagens: quem participou do ocorrido ou observou
Causa: motivo que determinou a ocorrência
Modo: como se deu o fato

Conseqüências

clique no Banner


0 comentários:

Postar um comentário