Compartilhe!

formulario mailchimp

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Períodos da Pré-Historia

Períodos da Pré-Historia

O que é Pré-Historia

A Pré-Historia é o período que tem inicio com o surgimento do homem e da escrita por volta de 5,5 milhões de anos atrás. Segundo Pesquisadores arqueológicos os hominídeos (primatas ancestrais do homem pré-histórico) passaram por evoluções na própria espécie ate formar o homo sapiens (o homem moderno).

Com a formação do homo sapiens começaram a surgir civilizações como a sumerica, egípcia, assíria, babilônica entre outras do mediterrâneo. Essas civilizações foram o começo para a revolução agrícola (homem deixar de ser caçador, e passara a ser agricultor) e a revolução urbana (surgimento de cidades-estados com leis, religiões, comercio e arte).


Ademais, a pré-história foi dividida em dois períodos o paleolítico ( idade da pedra lascada) e o neolítico (idade da pedra polida) veja cada um deles::

O que é o período Paleolítico?

O fim do período paleolítico foi ate 10.000 A.C, durante este período acontecerão mudanças climáticas ao extremo na Terra como formação de vales e rios e a modificação da flora e fauna. Nesse período quem dominava era o hominídeo que vivia em grupos de caçadores e coletores que habitavam em cavernas.

Mesmo sendo nômades os hominídeos desenvolveram ferramentas com restos de ossos e pedras lascadas para extração de raízes e abatimento de animais. Ademais, com o passar do tempo foram desenvolvendo outras ferramentas como anzol, lança arco e flecha.

Mais esse período foi marcado com a descoberta e o domínio do fogo para aquecer do frio e espantar animais ferozes. Mais o verdadeiro marco desse período foi o inicio da comunicação oral e escrita como arte rupestre que estão pintadas nas paredes de cavernas com representações de homens caçando animais.

O que é o período Neolítico?

O período neolítico começa com o fim da ultima glaciação, dando forma geográfica e climática a terra que conhecemos atualmente. Com o derretimento do gelo, o homem começar sua jornada e sua historia pela terra transformando seu estilo de vida nômade para um estilo de vida sedentário e moderno.

A agricultura foi à primeira revolução do homem rumo a civilização. Com o surgimento da agricultura o homem deixou de ser coletor e caçador e passou a ser agricultor no cultivo de grãos e domesticação de animais que também eram utilizados para o trabalho de plantio e carga.

Graças à agricultura e as novas habilidades de trabalho o homem foi se expandindo de um lugar para outro e formando cidades-estados. Com isso, nascia uma sociedade comunitária baseada na construção de casas, templos e fortalezas. Mas para controlar esse convivo foi necessário à criação de regras que mais tarde seriam as leis que conhecemos hoje.


As artes e tecnologia, também, marcaram essa época, como as artes de pinturas coloridas em paredes de templos egípcios, como também, em cerâmicas e tecidos. Já a tecnologia surgia à roda com carros puxados por força animal, barcos feitos de junco para o transporte de mercadorias.

Gostou, comente e compartilhe no Facebook!

0 comentários:

Postar um comentário