Compartilhe!

formulario mailchimp

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Escolas Literárias

Escolas Literárias - Parte 2 Continuação

O que é o Realismo?

Período: 1881-1922

Esta escola se opõe a qualquer tipo de ideal sentimentalista, emocional e subjetivo. O realismo só considera a razão e os fatos baseados na ciência. Temos como exemplo obras do realismo como a de Charles Darwin, Max Weber entre outros.

O que é Naturalismo?

Período: 1881-1922

Nesta escola, o escritor é imparcial, ou seja, só observar os fatos e relatam, principalmente, fatos reais e relacionados à camada mais pobre. Temos como exemplo a obra “O Cortiço” de Aluisio de Azevedo. O realismo, influenciar o homem pelo ambiente que vive.


O que é o Parnasianismo?

Período: 1882-1992

A escola do Parnasianismo é objetiva, carregada de palavras difíceis e raras, é uma linguagem dirigida a todos, de forma a buscar a perfeição na literatura.

O que é o Simbolismo?

Período: 1893-1922

Com características místicas envolvendo sonhos, a fé e a religião. O simbolismo teve seu apogeu no Século XX. No Brasil, as obras dessa corrente, que se destacaram foram “Missal” e “Broqueis” de Cruz e Souza.

O que é Pré-Modernismo?

Período: 1902-1922

O Pré-modernismo marcou com suas criticas Nacionalistas e Sociais, principalmente, no Brasil. Os principais escritores dessa escola foram: Euclides da Cunha, Monteiro Lobato, Graça Aranha entre outros.

O que é Modernismo – Primeira Fase?

Período: 1922-1930

Nascida 11 de fevereiro de 1922, junta com a Semana de Arte Moderna. Essa escola é marcada pelo renascimento da escrita moderna, das artes plásticas e das novas Poesias e Romances. Principais Autores: Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Mario de Andrade, Graciliano Ramos, Fernando Pessoa entre outros.

O que é Modernismo – Segunda Fase?

Período: 1930-1945

Continuação do modernismo, mais nacionalista e regionalista, com temas religiosos, sociais, filosóficos e amorosos. Principais autores: Jorge Amado, Rachel de Queiroz, Érico Veríssimo entre outros.

O que é Modernismo – Terceira Fase?

A partir de 1945


Conhecida como geração de 1945, a terceira fase modernista marcou com a linguagem estética e novas formas de expressão literária. O modernismo na terceira fase é marcado, também, por romper com as tradições literárias da primeira e segunda fase do modernismo.

compartilhe e comente no blog

0 comentários:

Postar um comentário