Compartilhe!

formulario mailchimp

quinta-feira, 21 de abril de 2016

Escolas literárias

Escolas literárias – Parte 1



Antes de começar a conceituar cada escola, é importante saber o que é a escola literária? A escola literária é um movimento literário influenciado pela literatura que começou desde a invenção da escrita ate o momento presente.

Portanto, a literatura tem papel fundamental na civilização e cultura do homem desde o inicio da sociedade a qual formaram homens cultos através da leitura.

O Brasil e Portugal não podem ficar de fora desse movimento literário. As duas nações construíram obras de destaque de escritores célebres influenciados por vários tipos de escolas: Modernismo, Parnasianismo, Realismo, Barroco entre outras escolas.


Veja as Características de cada Escola Literária que influenciaram escritores Brasileiros e Portugueses:


Escolas Literárias:


O que é Humanismo?

Período: 1418-1527

Esta escola literária apareceu no final da idade media, sua influencia estava na camada mais nobre e fidalga da época. Sua obras estão marcadas como prosas que glorificavam a nobreza e poesias que exaltavam os fidalgos. Vale lembrar, que o Renascimento Cultural que ocorreu na Itália teve forte influencia dessa escola.

O que é Classicismo?

Período: 1527-1580

O classicismo foi marcado por trazer na memória de grandes Escritores Celebres como Carmões, a riqueza e a valorização da Antiguidade como a Cultura Greco-Romana. Os Lusíadas se baseia nas odisséias da cultura grega.

O que é Arcadismo?

Período: 1768-1836

Essa escola foi à porta aberta para os ideais políticos e libertários da época. Foi pelo arcadismo que sugiram homens inspirados pelos ideais Iluministas e escritores que satirizavam a classe política e nobre.

O que é Quinhentismo?

Período: 1500-1601

Conhecida pelo nome de Literatura Informativa, o Quinhentismo teve cunho mais informativo do que literário. Foi através dessa escola que Pero Vaz de Caminha escreveu a famosa Carta com seu nome, assim como, os registros eclesiásticos dos jesuítas na cristianização dos índios.

O que é Barroco?

Período: 1601-1768

A escola barroca se opôs a contra-reforma (reforma protestante) e teve apoio absoluto da Igreja Católica. O barroquismo, também, foi à continuação das Idéias Renascentistas.

O que é Trovadorismo?

Período: 1189-1418

O trovadorismo foi a primeiro movimento literário europeu. Suas obras, inclusive, as poesias se baseiam em cantigas de amor, amizade, de escárnio, de maldizer.

O que é Romantismo?

Período: 1836-1881


O romantismo é a escola literária relacionada à subjetividade, sentimentos e emoções. No Brasil temos a obra “Suspiros Poéticos e Saudades” de  Gonçalves de Magalhães.

OBS: Na próxima postagem, continuaremos as Escolas Literárias – Parte 2

Gostou, comente e compartilhe na Face!

0 comentários:

Postar um comentário