Compartilhe!

formulario mailchimp

quarta-feira, 2 de março de 2016

Redação Descritiva

Redação Descritiva

A redação descritiva é um tipo de escrita que especificar qualidades e características de Pessoas, Objetos e Lugares. A redação descritiva é elaborada pela analise que o leitor consegue absolver e entender pela sua percepção.

Entretanto, redatores têm percepções diferentes sobre o mesmo objeto, ou a mesma pessoa, ou o mesmo lugar; o que vale é conseguir detalhar ( mesmo sem perfeições) o que vê e entende, mesmo de ponto de vistas distintos.

Mas, para elaborar uma boa redação descritiva é preciso saber, de fato, o significado de Descrição.


O que significa Descrição

O significado de descrição seria como um retrato impessoal e único em que o redator observar características físicas de um objeto como Cor, Tamanho, Forma, Espessura; e se tratando de pessoas suas Qualidades Psicológicas: Temperamento, Caráter, Defende suas Opiniões, Iniciativa; Qualidades Físicas: cor da pele, cor dos olhos, estatura, peso entre outros atributos.

Primeiramente, a descrição esta no foco do olhar de uma pessoa, é nesse momento que se analisar com um olhar cuidadoso os detalhes do que esta sendo observado. Em seguida, interpretar o que conseguiu captar pelo olhar; e começar a fazer um planejamento de como será descrito.


O que é um texto descritivo

O texto descritivo é um conjunto de informações detalhadas para que o leitor possa entender e conseguir pré-visualizar o que esta na descrição. Com isso, o leitor pode identificar saber e conhecer pessoas, objetos e lugares sem ele estar presente fisicamente.

Alem disso, os textos descritivos trazem informações intrínsecas (interior) como a funcionalidade de certo produto ou temperamento de um aluno ou patrão, também, ajudar sabermos como as coisas e pessoas são e como devemos nos posicionar diante delas.

Como fazer um texto descritivo

Planejamento é a primeira etapa para fazer um texto descritivo. Essa etapa é ver e pensar de forma detalhada, ou seja, anotar características perceptíveis de algo e enumerar de forma organizada. Ex: anotações sobre uma casa como localização, o numero, o estado das paredes, tetos, pisos, cozinhas, quartos e etc.

Depois, das anotações; começar a escrever o que anotou de forma organizada.
Ex: a casa de n 475, na rua benjamim alves, mesmo com seu exterior apresentando ótimo estado de conservação; a partes interiores do imóvel como paredes, tetos, pisos e cozinhas e quartos precisam de reformas, imediatamente.

Descrição Objetiva

A descrição objetiva é escrita de forma direta, concreta e simples sem transcrever qualidades abstratas como emoções e sentimentos de quem escreve. A descrição Objetiva é escrita na terceira Pessoa.

Por exemplo:

Descrição Objetiva de um Carro de Luxo

A nova perua da Fiat é um dos últimos lançamentos desse ano; com bagageiro grande, sensores nas portas laterais, adesivo esportivo na lateral do carro. Por dentro, sofisticação e comodidade: Suporte para corpos, bancos Sintéticos Inclináveis, Computador de Bordo.


Descrição Subjetiva


A descrição subjetiva envolve sentimentos, emoções de quem escreve. Essa descrição é redigida na Primeira pessoa do singular. Portanto, há uma interferência do redator transcrevendo o que sentir sobre o que percebe. Então, vejamos, como descrever uma pessoa.

Descrição subjetiva de sentimento ou emoções de pessoas


Quando eu a vi, nunca imaginava que voltasse a me apaixonar, parecia que eu tinha 15 anos, no momento que avistei aquela Morena de Cabelos Curtos e Cacheados, e de grandes olhos amendoados, com um olhar afetuoso, atencioso e Sereno.

Compartilhe o texto entre amigos!

0 comentários:

Postar um comentário