Compartilhe!

formulario mailchimp

quinta-feira, 10 de março de 2016

O que é Modo Indicativo?

O que é Modo Indicativo?

Conceito de Verbo

Bem, antes de responder essa pergunta, é necessário saber o que é o conceito de verbo. O verbo é conceituado, primeiramente, como palavra, e em segundo plano, como uma palavra que exprime uma ação (eu dirige o carro), estado (eu estava resfriado) ou fenômeno ( ontem a noite nevou pouco).

O verbo empregado em frases que expressam fenômenos climáticos ou temporais, sempre, vai apresentar verbos ligados ao clima e ao tempo. Por exemplo: ontem a noite choveu muito (verbo climático) Já faz dez anos que não vejo você ( verbo temporal).


Já conhecemos um pouco do conceito de verbos, vejamos o que é o modo indicativo?

O modo indicativo é um dos modos verbais que apresentam diversas maneiras de um fato ou situação realizarem-se. Alem do mais, o modo indicativo expressar fatos e situações de modo certo, positivo sem duvidas ou contratempos.


Emprego de Tempos e Modos Verbais

Como conjugar verbos? A conjugação de verbos e como um casamento estável (duradouro) entre um homem e uma mulher sem intervenção de uma terceira pessoa. Os verbos casam-se através dos modos e tempos verbais.

Essa união começa com o modo verbal sendo: Indicativo (Certo), Explicativo (esclarecimentos) ou Subjuntivo (incertezas) e em seguida com o Tempo Verbal: Presente, Pretérito ou Futuro que apresentam épocas ou momentos em que se verificar o fato ou situação com a união de Modos Verbais.


Classificação dos Verbos

Presente do Indicativo

Declarar um fato ou situação como atual (momento agora):
Ø      Ex:Sou o melhor aluno da classe

Pretérito Imperfeito do Indicativo

Declarar um fato ou situação que esta no passado, mas que ainda não terminou.
Ø      Eu era o melhor aluno da classe


Pretérito Perfeito do Indicativo

Declarar um fato ou situação que já terminou no passado.
Ø      Eu fui o melhor aluno da classe

Pretérito Mais que Perfeito do Indicativo

Declara um fato ou situação anterior a outro fato ou situação que também é passado
Ø      Antes de eu ser o melhor aluno da classe, Rodrigo já era o melhor o aluno de todas as classes.
.
Futuro do Presente do Indicativo

Declara um fato ou situação num tempo futuro que acontecera em relação ao presente
Ø      Eu serei o melhor aluno da classe

Futuro do Pretérito do Indicativo

Declara um fato ou situação hipotética ou uma condição de se concluir

Ø      Eu seria o melhor aluno da classe, se eu estudasse um pouco mais.

0 comentários:

Postar um comentário