Compartilhe!

formulario mailchimp

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

O que é globalização

O que é globalização

O melhor conceito de globalização que se pode entender; é o mundo cada vez mais interligado na economia, política, cultura, idéias entre outros conhecimentos para compartilhar ideologias e estreitar a parceria entre Povos e Países.

Quando cada cultura ou povo compartilha o que sabe com outros que não sabem e vice-versa; abrir caminhos para novas perspectivas sejam elas culturais, educacionais, oportunidades de trabalho, e por aí vai.


Há até uma teoria discutida entre sociólogos; os quais acreditam que o processo de globalização unira cada vez mais povos e nações, talvez, chegando a um tempo que a raça humana vem fala a mesma língua, ter a mesma moeda, o mesmo modo, enfim, tudo que conhecemos no nosso cotidiano venha ser unificado.

Mas isso não é tão simples assim há povos principalmente do Oriente Médio e Ásia que não aceitam abrir mãos de suas tradições e tão pouco ensinar seus filhos o modo de vida do ocidente: Europa e Estados Unidos

Características da globalização

A globalização tem diversas características entre elas a globalização financeira, globalização tecnológica e a globalização cultural

A Globalização Financeira

O Mercado Financeiro é o melhor exemplo, principalmente, a bolsa de valores que é o local de compra e venda de ações. Só basta uma crise financeira nos paises que fazem parcerias comerciais para afetar uma parte da economia mundial; Suponha-se que a China vende Cobre para o Brasil; e a crise financeira do Brasil reduz a compra desse minério o que causara impacto numa parte da economia chinesa e de outros paises que a China compra produtos ou exporta.

Globalização Tecnológica
Mais conhecida como KnowHow que significar compartilhar conhecimentos teóricos e práticos na área da tecnologia. A Globalização Tecnológica esta empregada nas empresas e inclusive nas fabricas. Sejam maquinas pesadas ou novos programas de computadores que são importados do Exterior os quais não são fabricados em um país que não tem condição de fabrica determinada tecnologia; e por isso, convém exportar maquinas, programa e ate trabalhadores estrangeiros especializados.

Globalização cultural

Na antiguidade, os gregos inspiravam dezenas de povos, inclusive, os romanos. No mundo globalizado de hoje há varias culturas que influenciam outras: Francesa, Japonesa a Espanhola através da língua, artes, culinárias. No entanto nenhum teve um alcance maior e global como à cultura Norte-Americana; graças ao cinema e a música; os Estados Unidos transmite para o mundo seu modo de vida “American Way of Life” que é na verdade somente Interesse Comercial; inúmeros filmes mostram produtos como a coca-cola, mcdonalds, artistas Pops ou Bandas de Rock e outros produtos que geram enorme lucro para a economia norte-americana.

Pontos positivos e negativos da globalização:

Confira, esses efeitos da globalização.

Pontos positivos da globalização

O ponto positivo da globalização é ter o conhecimento seja na área comercial, financeira ou educacional que outra nação não tem; compartilhar essas informações é de grande valia para países que ainda dão passos lentos para se modernizar.

Pontos negativos da globalização

Por outro lado, o ponto negativo da globalização pode elevar ainda mais as desigualdades entre as nações; fazendo que umas sejam escravas das outras: por exemplo, a famosa divida externa do Brasil com outras nações e instituições financeiras internacionais.


Exemplo de globalização

A Coréia do Sul é um dos melhores exemplos de globalização por que ela teve forte influencia política, educacional e até cultural dos Estados Unidos. Antes de a Coréia do Sul ser uma das nações desenvolvidas, ela não passava de uma sociedade agrícola e atrasada. A mudança veio quando aceitou investimentos estrangeiros, principalmente, Norte-Americano que vez os Sul-Coreanos investirem pesados na Educação e Tecnologia; transformando toda a sociedade sul-coreana de agrícola para uma sociedade moderna e avançada.



Globalização no Brasil

A globalização no Brasil começa quando empresas multinacionais, principalmente, de origens européias instalam suas filiais em território nacional. Esse começo teve incentivo do Governo Juscelino Kubitschek que trouxe companhias estrangeiras como a Fiat e Volkswagem. Daí em diante o Brasil tem sido uma porta aberta para multinacionais que não param de chegar. Temos como exemplo a Companhia Ford em Camaçari. Além disso, empresas de tecnologia como celulares e computadores tem se espalhado para a região norte como o Amazonas.



Compartilhe e Comente entre Amigos!


0 comentários:

Postar um comentário