Compartilhe!

formulario mailchimp

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

História de roma

História de roma


Origem de Roma

Uma das notáveis fundações de impérios no Período clássico foi a Fundação de Roma iniciada no século VIII a.c. E seu surgimento iria influencia a vida de bilhões de pessoas sejam nas leis, modo de vida, principalmente, a religião como o Cristianimo.

Mas, a origem lendária de roma começa pelo conto de dois celebres romanos: o historiador Tito livio e o  poeta Virgilio que narram na obra “ Eneida” a historia de dois irmãos gêmeos rômulo e remo, que ainda bebes, foram abandonados no rio Tibre e encontrados e amamentados por uma loba. E graças a essa loba rômulo e remo sobreviveram e fundaram a cidade de Roma em 753 a.c.



Características do império romano

As caracterisitcas do império romano difere de outros impérios por que a sociedade romana era muito avançada em termos de leis, tecnologias e política. Por exemplo, a educação romana era o inicio para se torna um cidadão romano: sua historia, religião, debates políticos, guerras, deuses era o centro da cultura romana.

Além disso, o direito romano privilegiava as pessoas de cidadania romana que tinha mais chance de defesa, mesmo sendo, culpadas em relação de quem não tinha a cidadania romana. Contudo, os estrangeiros tinham o direito de provarem sua inocência diante das autoridades romanas.


Principais imperadores romanos

Na Republica romana, alguns imperadores romanos como Julio Cezar eram visto e até idolatrados como deuses. Essa idolatria, era bem comum entre os povos romanos que contemplavam imperadores que expandiam e modernizavam o Império romano entre eles: Cláudio, Augusto, Adriano e Constantino.


Religião da roma antiga

Os romanos inspiraram-se nas divindades dos gregos para formarem os deuses romanos; Os deuses do mundo romano foram: Marte, Saturno, Netuno, Jupter, Dionísio entre outros.


Divisão do Império Romano

Os cidadãos romanos da época, jamais imaginavam que a civilização romana estava chegando ao seu fim. A divisão de roma em dois impérios: o império romano e o império bizantino por Teodosio em 395 D.C enfraqueceria roma para sempre. Além disso, o império romano já estava fragilizado com os ataques dos povos germânicos do centro e norte da Europa.

O império bizantino teria o mesmo destino do império romano, os bizantinos foram dominados pelos turcos-otomanos em 1453. A maioria dos bizantinos iriam se converter ao islamismo, e a capital cristã Constantinopla seria chamada de capital islâmica istambul.


O único legado real que sobreviveu do império romano foi a Igreja que ainda controlar os costume e modo de vida de europeus, norte americanos, latinos-americanos, africanos e alguns paises asiáticos. Graças a igreja que ainda podemos saber como foi a roma antiga.

Comente e Compartilhe!

0 comentários:

Postar um comentário